Cimeira Rússia-África : Filipe Nyusi diz que Vladimir Putin prometeu ajuda na industrialização de Moçambique



O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que nas conversações que manteve com Vladimir Putin foram criadas as bases para uma cooperação económica vantajosa para os dois países. A Rússia quer investir na montagem de automóveis, nas comunicações, energia entre outros sectores.

“As condições estão criadas para o aprofundamento das relações económicas com vantagens mútuas entre Moçambique e Rússia e isto vai começar ainda este ano. Solicitamos o apoio do Presidente Putin na mobilização dos empresários russos para investir em Moçambique”, disse Nyusi.

Nas conversações com Vladimir Putin foram identificadas as áreas que a Rússia quer apostar. A industrialização de Moçambique é uma delas e por isso já estão identificadas as prioridades.
“Áreas como automóvel, equipamentos para o sector de energia, comunicações entre outros. Putin encorajou para que Moçambique continue o diálogo no processo de reestruturação ou no âmbito do relacionamento da dívida com o VTB”, acrescentou o Filipe Nyusi.

Rússia quer colaborar com Moçambique no combate a violência armada em Cabo Delgado.
E porque agora há que acelerar o passo para a concretização das ideias, há necessidade de um segundo encontro.

“Convidamos a sua excelência Vladimir Putin para visitar Moçambique, questão que será acordada no âmbito diplomático quando houver disponibilidade dos dois lados em termos da nossa agenda”, informou o chefe do Estado, acrescentando que será uma visita histórica porque há muito tempo que não se realizava”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche