Porque a FRELIMO “ESMAGOU” a RENAMO e a OPOSIÇÃO...
CAMPANHA ELEITORAL com um MARKETING muito
violento (mérito para equipa de MARKETING) que conseguiu envolver a todos e
trazer o sentimento de pertença. “É
contigo que da CERTO” é um slogan envolvente e chamativo. A ONDA VERMELHA que
se viu pouco antes da campanha nas reuniões do Candidato da FRELIMO, chamou os
membros a responsabilidade.
Discurso Repetitivo, FRAGIL e FRACO da
RENAMO e OPOSIÇÃO. Ussufo não conseguiu ter um discurso urbano e estratégico
coisa que Dhlakama já havia conseguido. Aqueles bandidos, ladrões(uma campanha
inteira só a dizer isso?
Vocês vendem CRÉDITO, bolos de surra isso
vai acabar (todo moçambicano deve estar num gabinete, ou a lutar para ser
deputado ou funcionário do Estado, ou ter uma arma na mão?) vender credito ou
bolo de surra é tanta desonra? Não é um sustento?
Vou diminuir IVA de 17 para 14%- Qualquer 1
pode dizer que vai diminuir IVA, difícil é dizer como fara para fechar aquele
buraco de 3% na receita que tanto precisaras como PRESIDENTE.
Cadê
o seu PROGRAMA, o MANIFESTO? Será que a RENAMO acredita que basta dizer
qualquer coisa ou não dizer nada o povo seguirá a ela? Até porque já aconteceu,
em Nampula com Vanhale, em que ela ganhou com um candidato que não conseguia
articular uma única frase, mas nem sempre será assim, e pensar assim do povo
pode ter consequências, GRAVES.
A DESCENTRALIZAÇÃO permitiu um envolvimento
muito grande dos DIRECTORES PROVINCIAIS
que tinham que se desdobrar e participar activamente na campanha para
garantir os seus postos. Não havia como trair senão perde posto para oposição,
tão simples.
Anúncio das MAIS VALIAS foi um cheque mate
para a imagem de FJN.
FRAGMENTAÇÃO da RENAMO em 3 (Renamo de
Ossufo Mohamede, Renamo de Nhongo e Renamo dos EXCLUÍDOS que tinham PODER com
Afonso Dhlakama e com a morte deste foram OSTARCIZADOS pode ter contribuído
para a dispersão de votos. Na hora de se unirem a RENAMO se dividiu e
claramente só pode se queixar de SI própria.
MDM depois da morte de Amurane ouve fuga em
debandada de quadros, durante toda a campanha SÓ se viu a figura do PRESIDENTE
e de mais ninguém. Impossível assim. Complicado quando um Presidente lidera um
plano de ir lutar (Gaza), aliás a oposição em bloco apelou para teoria de
vitimização, enquanto uns queimavam casas de suas mães outros se automutilavam.
Acho que os eletores já merecem políticos
mais preparados com melhores argumentos.
PODEMOS – Chegou chegando, com peito muito
levantado e ombros em cima, queriam causar. Acharam que o seu RIVAL fosse a
FRELIMO, quando o seu lugar era lá em baixo
a lutar por 2 ou 3 assentos no PARLAMENTO.
Durante os 4 anos que antecedem as
eleições, a OPOSIÇÃO SÓ se concentra nas
redes sociais, esquece que POPULAÇÃO está laaa nos distritos, redes sociais só
tem cerca de 1 milhão e 400 mil usuários. Enquanto as suas bandeiras não
ficarem hasteadas nas localidades, a FRELIMO sempre vencerá.
Por: Helmano Nhatitima
Comentários
Enviar um comentário