COMUNICADO DE IMPRENSA: Corporação do Desafio do Milénio Selecciona Moçambique para Desenvolvimento de um Segundo Compacto



10 de Dezembro de 2019 – A 9 de Dezembro, o Conselho de Direcção da Corporação do Desafio do Milénio (MCC) selecionou Moçambique para desenvolvimento de um segundo compacto. 

O Embaixador dos E.U.A. Dennis W. Hearne e o Director Executivo da MCC Sean Cairncross informaram o Presidente Filipe Jacinto Nyusi da selecção de Moçambique durante uma chamada telefónica naquele mesmo dia. Em conjunto com o valor de quase 500 milhões de dólares da assistência ao desenvolvimento anual já prestada pelo Governo dos Estados Unidos, a selecção de Moçambique para um segundo compacto reforça ainda mais o nosso compromisso de efectuar parceria com Moçambique na promoção de um crescimento económico mais inclusivo e de reformas políticas que fortalecem o estado de direito e a democracia.

A MCC é um programa do Governo dos E.U.A. que providencia subsídios por um período determinado a países em desenvolvimento que satisfazem padrões rigorosos de boa governação, desde o combate à corrupção até ao respeito pelos direitos humanos, conforme avaliação através dos indicadores de desempenho da MCC. A MCC adopta uma abordagem empresarial, com compromissos fundamentais quanto aos dados, responsabilização, e processo de decisão baseado em evidências. “Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique…,” afirmou o Director Executivo da MCC Sean Cairncross. “A MCC trabalha por todo o mundo na redução da pobreza através do crescimento económico – consolidando a democracia e as reformas do mercado livre, e facilitando a colaboração dos sectores público e privado na criação de postos de trabalho, crescimento sustentável, e melhores oportunidades económicas nos nossos países parceiros”.

Moçambique concluiu com sucesso o seu primeiro compacto da MCC em Setembro de 2013 e demonstrou recentemente melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho. Um novo compacto iria desenvolver o compromisso contínuo do país para com a reforma dos sectores e a forte relação existente da MCC com o país.

A Embaixada dos E.U.A. aguarda com expectativa pela oportunidade de trabalhar com o Governo da República de Moçambique no desenvolvimento de um compacto que apoiará o progresso contínuo do país nas áreas do desenvolvimento económico, governação e reforma democrática.

Para mais informações respeitantes a este comunicado de imprensa, queira contactar a Secção de Imprensa da Embaixada dos E.U.A. pelo MaputoPress@state.gov.

Fonte Original: https://bit.ly/38oZzHY

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO em Nampula faz um balanço positivo do recenseamento eleitoral