Ataques em Moçambique são "bastante preocupantes", diz Ministro do Interior, Amade Miquidade, em Angola



O ministro do Interior de Moçambique considerou esta segunda-feira, em Luanda, como "bastante preocupantes" os ataques em Cabo Delgado, protagonizados por "indivíduos sem rosto", com o envolvimento de outras nacionalidades.

Em declarações aos jornalistas, Amade Miquidade, o enviado especial do Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a Angola, frisou que, apesar de preocupante, a situação está sob controlo das autoridades.

Segundo o governante moçambicano, está-se em presença de "indivíduos sem rosto" e que "não se identificam".

"Não sabemos qual é o propósito, que os faz massacrar, mas não existe qualquer propósito que leve a que indivíduos matem pessoas inocentes, homens, velhos, crianças, esquartejem estas mesmas vítimas, incendeiam as aldeias, atacam centros de saúde, assim como outras instituições a nível dos distritos de Cabo Delgado", disse.

O ministro do Interior de Moçambique realçou que apesar de as forças de defesa de segurança estarem no local, os atacantes "atuam com meios sofisticados".

"São indivíduos - temos conhecimento, informação, do envolvimento de indivíduos de outras nacionalidades - e nunca disseram qual era o propósito da actuação, portanto, não está fora de controlo, mas está bastante preocupante, sobretudo quando morre um cidadão inocente, é preocupação, e naquele caso morrem vários", referiu.

Instado a revelar as nacionalidades envolvidas nesses ataques, Amade Miquidade escusou-se a avançar pormenores, mas garantiu que as autoridades daquele país lusófono não têm dúvidas "que esteja alguém de fora a financiar estas actividades".

No final da audiência concedida pelo chefe de Estado de Angola, o ministro disse que abordou com João Lourenço o reforço da cooperação ao nível da defesa e segurança.

O governante moçambicano, que entregou uma carta de Nyusi a João Lourenço, considerou "bastante boa a cooperação significativa, quer a nível das lideranças quer a nível dos oficiais".

Questionado sobre se a carta enviada ao Presidente angolano está relacionada com a situação actual de Cabo Delgado, o enviado especial de Filipe Nyusi disse que a cooperação entre as forças de defesa e segurança envolve a troca de informações.

"Nós propusemos o reforço da cooperação e é o que estamos a fazer, não é a primeira vez que vem um enviado do PR a nível da defesa e segurança, e se calhar, esperamos que amanhã ou daqui a um mês uma delegação de Angola vá à Moçambique", salientou.

Os ataques armados na província de Cabo delgado, onde nascem os megaprojectos de gás natural, já provocaram pelo menos 350 mortos e afectaram 156.400 pessoas.

Nunca houve uma reivindicação da autoria dos ataques, com excepção para comunicados de grupos 'jihadistas', Estado Islâmico, mas cuja presença no terreno especialistas e autoridades consideram pouco credível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula recebe "flores que nunca murcham"

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula