LAM considera sustentável regresso à Europa via Lisboa



O Director-Geral das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), João Carlos Pó Jorge, disse que o regresso da companhia ao espaço europeu, via Lisboa, coloca a companhia numa nova “network”, considerando que a rota será sustentável.
“Olhamos a inteligência de tráfego e notamos que, de longe, esta é a rota que tem mais passageiros. Não só entre Lisboa e Maputo, como também de Maputo para Lisboa e depois para a Europa ocidental”, afirmou João Carlos Pó Jorge, numa conferência de imprensa em Maputo.
Os voos serão efectuados através de uma aeronave Airbus A340-200, com 269 lugares e mais de 40 toneladas de carga, e que vai ligar as duas capitais três vezes por semana, com o trajecto Maputo-Lisboa, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, e Lisboa-Maputo na terça-feira, quinta-feira e sábado.
Para João Carlos Pó Jorge, o regresso ao espaço europeu abre novas perspectivas para a companhia de bandeira moçambicana, garantindo um "novo network", numa altura em que o país se prepara para os grandes projectos de gás natural que vão aumentar a procura por serviços aéreos.
"Portugal, no geral, é uma zona bastante importante e Moçambique tem boas relações com o país. Temos uma diáspora muito grande em Portugal e nós estamos a tentar servir estas pessoas", acrescentou, segundo a AIM.
O retorno da LAM ao espaço europeu ocorre em cooperação com a companhia aérea privada portuguesa Hi Fly, proprietária da aeronave, e com a qual foi acordado um período experimental de seis meses.
"Queremos chegar a um ponto em que LAM e a TAP Air Portugal (que têm feito a ligação) partilham o espaço disponível e oferecem um voo diário entre os dois pontos", concluiu.
A data do início dos voos, que serão feitos de noite, foi alterada, passando de 31 de Março para 02 de Junho.
Recentemente, em declarações à Lusa, em Lisboa, à margem de um evento, João Carlos Pó Jorge anunciou que a companhia vai investir até 120 milhões de dólares (109 milhões de euros) em novos aviões e intensificar a presença nas rotas africanas, querendo ligar África do Sul e Lisboa.
A última vez que a LAM voou para Portugal foi em 2011, ano em que a companhia foi banida do espaço europeu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula recebe "flores que nunca murcham"

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula