LAM considera sustentável regresso à Europa via Lisboa



O Director-Geral das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), João Carlos Pó Jorge, disse que o regresso da companhia ao espaço europeu, via Lisboa, coloca a companhia numa nova “network”, considerando que a rota será sustentável.
“Olhamos a inteligência de tráfego e notamos que, de longe, esta é a rota que tem mais passageiros. Não só entre Lisboa e Maputo, como também de Maputo para Lisboa e depois para a Europa ocidental”, afirmou João Carlos Pó Jorge, numa conferência de imprensa em Maputo.
Os voos serão efectuados através de uma aeronave Airbus A340-200, com 269 lugares e mais de 40 toneladas de carga, e que vai ligar as duas capitais três vezes por semana, com o trajecto Maputo-Lisboa, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, e Lisboa-Maputo na terça-feira, quinta-feira e sábado.
Para João Carlos Pó Jorge, o regresso ao espaço europeu abre novas perspectivas para a companhia de bandeira moçambicana, garantindo um "novo network", numa altura em que o país se prepara para os grandes projectos de gás natural que vão aumentar a procura por serviços aéreos.
"Portugal, no geral, é uma zona bastante importante e Moçambique tem boas relações com o país. Temos uma diáspora muito grande em Portugal e nós estamos a tentar servir estas pessoas", acrescentou, segundo a AIM.
O retorno da LAM ao espaço europeu ocorre em cooperação com a companhia aérea privada portuguesa Hi Fly, proprietária da aeronave, e com a qual foi acordado um período experimental de seis meses.
"Queremos chegar a um ponto em que LAM e a TAP Air Portugal (que têm feito a ligação) partilham o espaço disponível e oferecem um voo diário entre os dois pontos", concluiu.
A data do início dos voos, que serão feitos de noite, foi alterada, passando de 31 de Março para 02 de Junho.
Recentemente, em declarações à Lusa, em Lisboa, à margem de um evento, João Carlos Pó Jorge anunciou que a companhia vai investir até 120 milhões de dólares (109 milhões de euros) em novos aviões e intensificar a presença nas rotas africanas, querendo ligar África do Sul e Lisboa.
A última vez que a LAM voou para Portugal foi em 2011, ano em que a companhia foi banida do espaço europeu.

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