FRELIMO em Nampula faz balanço positivo as acções levadas a cabo contra a pandemia





No contexto do cumprimento das medidas anunciadas por sua Excelência Filipe Nyusi, Presidente da República face ao novo coronavírus (causador da doença Covid-19), Agostinho Abacar Trinta, Primeiro Secretário do Comité Provincial do Partido FRELIMO, em Nampula, reuniu-se, na manhã da última terça-feira (19), em Nacala, com objectivo de fazer o balanço das actividades levadas a cabo para travar a propagação desse inimigo invisível.

A reunião teve lugar na magna sala de Sessões do Comité da cidade, em Nacala e contou com a presença de várias individualidades da FRELIMO e das regiões de Nacala, Nacala-à-Velha e Memba, onde se avaliou positivamente as acções de prevenção contra o novo Coronavírus, que têm sido levadas a cabo por diversos actores, ao nível do distrito.

Na ocasião, Agostinho Abacar Trinta apelou aos Chefes das Brigadas e Administradores Distritais a engajarem-se na campanha de mobilização de recursos materiais, humanos e financeiros para a expansão de medidas por todos os pontos do distrito e não só, além de  colaborarem com as autoridades sanitárias na denúncia de casos de incumprimento das medidas preventivas da Covid-19 emanadas pelo Estado de Emergência, que está em vigor no país.

Para além do balanço, o encontro serviu para reforçar as acções e medidas de prevenção e combate a Covid-19, tendo, ainda, se falado da necessidade dos membros, militantes e simpatizantes da FRELIMO, repetidas vezes, falarem das formas de redução do contágio pelo novo coronavírus, no seio das comunidades.

Agostinho Trinta reiterou a necessidade dos líderes continuarem a interagir com a população por forma a lavar as mãos, frequentemente, com recurso ao sabão mainato, líquido ou cinza, distanciamento social de 1.5m (entre pessoas), evitar estar em aglomerados, uso obrigatório e correcto de máscaras, em todos locais, evitar saídas desnecessárias, entre outras medidas.
Num outro desenvolvimento, Trinta apelou aos presentes a guiarem-se pelas informações oficiais, que são tornadas públicas pela Rádio, ou equipas do Governo que trabalham na componente desta doença, evitando especulações e informações falsas.

Por outro lado, disse que a população deve ter muita atenção porque a oposição sempre procura aproveitar-se de tudo, para prejudicar o povo, através de informações falsas, pois estamos rodeados de muitos promotores de boatos, com vista a desinformar  o público.

No mesmo encontro, o intendente máximo do FRELIMO, em Nampula, fez questão de actualizar aos presentes da situação actual da doença em Moçambique, trazendo dados do número de infectados e as províncias com casos positivos.

"Portanto, apelo mais uma vez aos dirigentes de todos os níveis a serem exemplares no cumprimento destas medidas para dar crédito diante das populações, e para além das células, os chefes de 10 casas, dos bairros, régulos entre outras autoridades devem também se empenhar neste desafio "- disse.

Ao terminar, o Executivo ofereceu mais de 3000 máscaras caseiras aos distritos presentes naquele encontro e disse que a FRELIMO vai continuar a disseminar mensagens de prevenção da pandemia, pois faz parte dos deveres do partido salvar a população do perigo desse inimigo invisível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula visita fábrica de processamento de milho em Namialo

Fórum de negócios em Nampula aumenta a consciencialização sobre a importância da fortificação de alimentos na indústria

FRELIMO congratula aos membros e a população da Ilha de Moçambique pela vitória nas VI eleições autárquicas