Membro da OJM em Nacala oferece material de higiene, capulana e produtos alimentares Rainha



Sousa Justino, membro da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) em Nacala, braço directo do Partido FRELIMO na companhia com sua esposa ofereceu na tarde de hoje, 23 de Maio do ano de 2020 vários materiais de higiene, máscaras, sabão mainato, produtos alimentares e capulana a Rainha de Nacala como forma de contribuir neste tempo de Id-Al-Fitir.

Mais uma vez, Sousa Justino, jovem voluntário da OJM e membro do Partido FRELIMO residente em Nacala surpreendeu a Rainha de Nacala que é a ex Presidente da Assembleia Municípal de Nacala que hoje o seu trabalho de casa é  uma mulher muita ocupada e excelente por ser uma mulher alfaiate  pois trabalha em sua casa como forma de evitar sonos neste mês de Ramadan, e o acto contou com a presença do Secretário do Comité de Zona de Naherenque.

Na ocasião, Sousa Justino junto com a sua esposa mantiveram várias conversas sobre o percurso político da Rainha de Nacala, que hoje já se sente orgulhosa por ser uma mãe que lutou e continua a lutar para o bem estar da população de Nacala, pois é uma mulher bastante visionária e que tem uma grande responsabilidade e maturidade em política porque conhece o terreno.

Por sua vez a Rainha de Nacala agradeceu o gesto do jovem Sousa Justino, e assumiu que o material recebido vai ajudar a aprimorar as actividades que já vinham sendo desenvolvidas por ela naquele comunidade para combater a pandemia.

Segundo Rainha de Nacala os grandes desafios do país deste em 1964 foram sempre assumidos pela juventude, a nossa história prova isso, a juventude sempre deu o seu melhor para combater em favor do bem estar de Moçambique, com a Covid-19 não será diferente, pois embora outros jovens estarem a mostrarem comportamentos diferentes e irresponsáveis em algum momento como no caso daqueles jovens que se filiam aos insurgentes em Cabo-Delegado e outros que criam atritos e que não aceitam fazerem trabalhos voluntários sem remuneração.

No entender da Rainha, o gesto do jovem Sousa Justino é raro, pois se lembra nos anos passados onde os jovens percorriam longas distâncias a pé fazendo política e sem nenhuma exigência como tem acontecido hoje, porque se hoje pedir um jovem para ir trabalhar longe a primeira coisa que exige é o transporte, água mineral para beber no caminho e crédito para comunicação.

Rainha exortou a juventude a não desistir desta luta, mesmo quando se nota alguma resistência por parte de alguns cidadãos em cumprir com as recomendações deixadas pelo governo quando decretou o Estado de Emergência, pois é a juventude que assume os maiores desafios deste país.

Segundo Sousa Justino, este acto vai se repetir cada vez mais pois, representa o reconhecimento do trabalho que a nossa Rainha de Nacala e a ex Presidente da Assembleia Municípal de Nacala está desenvolver para travar a pandemia e não só, a oferta de máscaras caseiras, sabão mainato, produtos alimentares e um rol de capulana mostra o pulsar das actividades desenvolvidas pelos jovens da OJM em Nacala para combater a Covid-19 e dar o devido apoio para acelerar esta luta contra pandemia.

Para Sousa Justino defende que a mulher desempenha um papel chave nesta luta, pois ela é em muitos contextos chefe de família, líder religiosa, avô, entre outros papéis que a colocam como vectora das melhores mensagens, tal é o caso das mensagens do combate ao Covid-19 partilhadas pelo MISAU.

"Não há dúvidas de que a mulher desempenha um papel fundamental no núcleo familiar das sociedades Moçambicanas e em particular aqui em Nacala"-disse.

"Juntos na luta contra o Covid-19"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO em Nampula faz um balanço positivo do recenseamento eleitoral