Primeiro Secretário do Comité Províncial de Nampula, massifica a mensagem contra a COVID-19 no seio das mulheres em Muecate






Agostinho Abacar Trinta, Primeiro Secretário do Comité Províncial do Partido FRELIMO em Nampula, durante a semana que findara, realizou uma visita de trabalho cujo principal enfoque era, massificar mensagens educativas de prevenção contra a COVID-19.

Nessa senda o Primeiro Secretártio Provincial, iniciou por abordar sobre a pandemia e métodos de prevenção. Sendo que em seguida incentivou as mulheres do distrito de Muecate a produzirem máscaras caseiras de capulanas para salvarem vidas e evitar a propagação desta pandemia que já ceifou milhares de vidas ao nível do mundo.

O superintendente máximo do Partido ao nível da província, falava num encontro com bastante apoteose com as mulheres, líderes comunitários e religiosos, figuras influentes daquela região e outras personalidades, onde ainda, no que tange a produção das máscaras de capulanas, pediu a todos oferecerem de forma singela, pois a referida acção poderá constituir uma forma de contribuir significativamente o bem-estar de todos moçambicanos a se prevenirem desta pandemia e, não poderiam focar-se somente na geração de rendas ou somar avultados lucros neste momento sensível para o país.

Trinta, chamou atenção sobre as camadas necessárias para a produção de máscara e como proceder após o seu uso, sendo que deve ser posto a secar ao sol e em seguida passar por cima com um ferro muito quente, para sua reutilização.

Na ocasião, Agostinho Trinta, acrescentou que os homens gostam de usar máscaras de capulana por serem feitas com bastante amor e carinho das respectivas parceiras, e que ao usarem máscaras feitas pelas mulheres incentiva-nos mais e tendo pedido maior cumprimento das medidas de prevenção da doença. Sendo que a capulana para além de ser de baixo custo, ela tem uma beleza única que é acrescida pelo seu valor simbólico cultural para África e Moçambique.

"Nós como a FRELIMO temos que ser exemplares, não podemos realizar encontros públicos acima de 20 pessoas, religiosos e políticos de acordo com o decreto Presidencial, o uso de máscaras é obrigatório e sempre na medida possível devemos obedecer às regras da OMS sobretudo o distanciamento social de 1.5m entre pessoas e evitando saídas desnecessárias nas nossas casas" – disse Agostinho Abacar Trinta, em jeito de fecho do encontro.

"Unidos na luta contra o COVID-19"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO em Nampula faz um balanço positivo do recenseamento eleitoral