Ministro da Saúde Lança em Nampula Campanha Quimioprofilaxia Sazonal da Malária

 





Armindo Tiago, Ministro da Saúde, procedeu na tarde do dia 16 de Novembro do ano corrente o lançamento da campanha Quimioprofilaxia Sazonal da Malária, no distrito de Malema.

Este programa vai abranger dois distritos Malema e Mecuburi na sua fase piloto.

Em termos numéricos, a malária é sem dúvida um dos principais problemas de saúde pública com impacto nas famílias e na economia do país. Por isso, a malária consta da lista de prioridades do governo que em parceria com as comunidades locais devem encontrar as estratégias mais eficazes para o controlo da doença no país, disse Armindo Tiago.

Não obstante e redução de mortes por malária em 22,4%, ate final de Setembro do ano corrente, o número de casos por malária, aumentou em 6,4% ao registar 8358883 casos contra os 7858129 em igual período de 2019.

Queremos realçar com satisfação, a redução em 22% dos números de casos de malária grave internados nas unidades sanitárias do país ao se registar ate Setembro, 45863 casos de malária grave contra 59009 registados em igual período, disse Armindo Tiago.

A Quimioprofilaxia Sazonal para malária consiste na administração em crianças de 3 a 59 meses de idade, de 4 doses mensais de 2 anti malárico combinados chamado SPAQ (Suladoxina/Piremetamina e Amodipquina). A Quimioprofilaxia Sazonal para malária é Administrado mediante a estratégia para a porta a porta através de voluntários comunitários supervisionados por trabalhadores de saúde ou pessoal qualificado. É uma intervenção segura custo-eficaz e praticável, que pode prevenir 75% de casos de malária em crianças menos de 5 anos, frisou o Governante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche