Governador de Nampula exige ensino patriótico e de qualidade nas escolas

 


O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, destaca o ensino patriótico e de qualidade nas escolas como peça fundamental no processo de desenvolvimento e preservação do espírito de paz e harmonia numa sociedade.

Manuel Rodrigues, falava nesta segunda-feira, aquando da sua visita de trabalho na Escola Secundária de Natikire, onde assistiu uma aula da 12ª numa das salas daquela escola.

Na ocasião, o dirigente perguntou os estudantes assim como a professora que esteve a leccionar naquela turma, se conheciam nomes de alguns dirigentes deste país como Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Governador da Província de Nampula e por último directora provincial de Educação de Nampula.

Face a esta pergunta, Rodrigues desafiou aos professores daquela escola o ensino do patriotismo de modo que o estudante conheça a história do seu país.

O Chefe do Executivo da Província de Nampula exigiu a direcção que deixe claro que a escolaridade até 9ª classe, no território moçambicano, está isenta do pagamento de matrículas, ao abrigo da recente revisão da lei do Sistema Nacional de Educação, e os professores devem trabalhar de forma acesa no combate à corrupção na educação e sempre devem pautar pela assiduidade nas escolas, pois a escola é peça fundamental no processo de desenvolvimento numa sociedade.

Para além disso, Rodrigues desafiou a direcção a procurar junto do Conselho de escola e da comunidade em geral a localização dos estudantes que não comparecem as aulas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO em Nampula faz um balanço positivo do recenseamento eleitoral