Manuel Rodrigues procura soluções para melhorar o fornecimento de água na Cidade de Nampula

 


Havendo registo de prolongadas interrupções no fornecimento de água à Cidade de Nampula, em resultado do baixo nível de armazenamento na barragem da mesma cidade, face a falta de queda de chuva, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, lançou-se nesta quinta-feira, 07 de Janeiro, na busca de soluções imediatas e urgentes.

Para o efeito, realizou uma visita à barragem de Mugica, localizada no Posto Administrativo de Netia, distrito de Monapo. No mesmo dia, dirigiu-se a barragem de Nampula, construída sobre o rio Monapo com a finalidade de abastecer este precioso líquido à Cidade de Nampula. Por último escalou o povoado de Namiteca arredores de Nampula, para acompanhar de perto o projecto de abertura de 10 furos de água.

Nestas visitas, confirmou a incapacidade instalada na Barragem de Nampula, mas ao contrário encontrou uma barragem de Mugica com um volume considerável e que dá para abastecer a Cidade de Nampula mas que os custos para o transporte da água ali armazenada até à Cidade de Nampula são muito altos e não disponíveis localmente por enquanto.

Não obstante, testemunhou com agrado a produtividade dos furos abertos no povoado de Namiteca e Muatala. que contribuirá para o aumento da sua cavidade de encaixe.

Assim, com base naquilo viu e ouviu em todos locais por si escalados e dirigindo-se aos presentes num encontro de balanço que juntou quadros e técnicos do FIPAG, ARA-Norte e Agentes Económicos, o Governador da Província voltou a mostrar as suas habilidades de liderança ao decidir que face à situação calamitosa que população de Nampula está passando a melhor opção seria o uso de camiões cisternas que estarão encarregues em transportar a água a partir dos furos abertos em  Namiteca e Muatala para posterior distribuição aos diferentes bairros da Cidade.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues assegurou a chegada de 4 camiões cisternas cedidos por uns agentes económicos de boa-fé que se juntarão aos 7 camiões do FIPAG para materialização desta decisão, esperando-se que o início da sua implementação seja imediata.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula visita fábrica de processamento de milho em Namialo

Fórum de negócios em Nampula aumenta a consciencialização sobre a importância da fortificação de alimentos na indústria

FRELIMO congratula aos membros e a população da Ilha de Moçambique pela vitória nas VI eleições autárquicas