Manuel Rodrigues visita campos de produção agrícola

 


No âmbito de dinamização da actividade agrícola e monitoria nos Distritos, Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula visitou nesta terça-feira (02) os campos de produção agrícola do senhor Zenito Rosário e do Instituto de Investigação Tropical (IITA) em Murrupula.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Províncial testemunhou o cometimento de um jovem chamado Genito Rosário, dos seus 25 anos de idade que concluiu a 12ª Classe e por não ter conseguido emprego apostou na produção de alimentos como milho, gergelim e outras culturas.

Desta visita Manuel Rodrigues ficou sabendo que a área com uma extensão de 11 hactares está sendo explorada em 5 hactares por Genito Rosário e que as outras áreas não estão sendo exploradas devido falta de meios.

Na interação com o jovem Genito Rosário, Manuel Rodrigues saudou a iniciativa e encorajou-o a expandir as áreas trabalhadas tendo assegurado que o Governo que dirige continuará a buscar mais soluções aos problemas que afectam aos produtores agrários, especificamente ao agricultor da Localidade de Namitotelane em Murrupula.

Tendo em conta que a parcela em exploração está muito baixa da área, o governante da Província assegurou que o Governo irá estudar a possibilidade de providenciar um tractor que poderá ajudar na lavoura assim que o produtor destroncar o campo.

No final, Manuel Rodrigues encorajou o agricultor a legalizar a área, procurando obter o DUAT da parcela com vista a torná-lo segura.

Em jeito de mensagem de apelo, Genito Rosário apela aos jovens a não olharem apenas em trabalhar para escritório ou outras empresas como último recurso depois de concluir 12ª Classe ou faculdade ou formação Profissional mas sim deve criar iniciativas próprias como empreendedorismo ou apostar em agricultura. Por sua vez, Manuel Rodrigues disse estar surpreendido com a inteligência do jovem e que esta atitude deve servir um exemplo de todos jovens pois, no entender do Chefe do Executivo Provincial, não basta estudar para depois virar marginal nas cidades alegadamente de que não tem emprego e que apostar agricultura poder ser a melhor opção porque traz muitos rendimentos seja no seio dos familiares assim como o país em geral.

Ainda na mesma assenda, Manuel Rodrigues visitou um outro campo de produção agrícola pertecente ao Instituto de Investigação Tropical (IITA) em Murrupula, um projecto denominado SEMEAR com um investimento de 800.000,00mtn aplicados em uma área de 9 hactares prontas nomeadamente: Feijão Boer, Nhemba, Gergelim e Soja.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues soube através da responsável do IITA sobre da capacidade da empresa em termos de trabalhadores efectivos e não efectivos e da quantidade em termos de toneladas esperada por cada área.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO em Nampula faz um balanço positivo do recenseamento eleitoral