Governador da Província de Nampula escala Distrito de Meconta

 


O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto escalaou ontem, segunda feira (22), o Distrito de Meconta em visita de trabalho de um dia. Em Meconta, Manuel Rodrigues dirigiu cerimónias centrais do dia 22 de Março de 2021, Dia Mundial da Água a ter lugar no Posto Administrativo de Namialo, Distrito de Meconta em Nampula.

A data foi consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de Março de 1993, assim sendo, a data, é celebrada em cada ano, a nível mundial através de debates sobre diversos temas relacionados com este bem natural.

As mudanças climáticas, aliadas a escassez de água que tem vindo a assolar a região da África Austral e em particular a Moçambique, afectando por um lado o abastecimento de água e, por outro, criando cheias e destruição de infraestruturas, impõem uma série de desafios por enfrentar relativamente à necessidade de uma melhor gestão dos recursos hídricos e uma ocupação ordenada do território para evitar perdas de vidas e danos materiais com impactos severos na economia do país.

O Dia Mundial de Água deste ano, é celebrado em todo o mundo com foco no valor que água tem para a vida humana, para o turismo, para agricultura, desporto e mais. Este ano, o nosso país celebra este dia sob o lema

“Preservar a Água é Valorizar a Vida”, como forma de consciencializar e chamar a atenção as populações sobre a importância da conservação e defesa da água.

A cerimónia teve o seu início depois de uma inauguração de um Sistema de Abastecimento de Água em Namialo.

O descerramento da lápide e corte de fita marcou a inauguração, pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, de um sistema de abastecimento de água em Namialo durante a manhã.

O sistema de abastecimento de água instalada no bairro de Napai, em Namialo, tem a capacidade de abastecer cerca de 8 mil habitantes e 50 ligações domiciliárias.

Dirigindo-se a população local, Manuel Rodrigues reconheceu que a água ainda não chega para todos, mas o Executivo tem estado a desenvolver acções para que maior parte da população ao nível da Província tenha acesso ao precioso líquido e o Governo está disposto a instalar Sistemas de abastecimento de água em todas Localidades, porque é na Localidade onde começa a empreitada Governação descentralizada e termina.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula recebe "flores que nunca murcham"

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula