Esposa do Governador de Nampula dirige cerimónia de abertura do Seminário de Reflexão sobre o Empondemento da Mulher



“Apesar dos avanços no Emponderamento da Mulher em Nampula, ainda persistem desafios que a impedem de progredir, tais como alta taxa de mortalidade materna, o analfabetismo, casamentos prematuros, violência contra mulheres e outros factores”, afirmou Ana Mimosa Munguambe Alberto, esposa do Governador da Província de Nampula. Ana Mimosa falava nesta terç-feira (06), quando dirigia a cerimónia de abertura do Seminário de Reflexão sobre o Empondemento da Mulher, evento que teve lugar no New Hotel.

Ana Mimosa reuniu com as mulheres de vários extractos sociais no contexto das celebrações do dia da Mulher Moçambicana. O evento foi organizado pela DPGCAS com objetivo de refletir a volta do Emponderamento da Mulher, refira-se.

Aquando da sua intervenção, a Esposa do Governador, fez lembrar da agenda 2030 das Nações Unidas do qual Moçambique é signatário que refere a igualdade de direitos entre homem e mulher. “Todas nós, mulheres somos chamadas a fazer a nossa parte, para que o emponderamento da mulher desperte as nossas filhas e comecem a refletir sobre o seu futuro em casa, no trabalho, na escola”, referiu Ana Mimosa para chamar atenção sobre o papel dos pais e encarregados de educação na formatação das raparigas de hoje e mulher de amanhã.

De referir que o seminário contou com presença de mulheres de vários extractos sociais, de diversas instituições públicas, privadas, as focal das Universidades públicas e privadas de Nampula, focal do Gênero dos bancos comerciais, diversas associações de Mulheres (viúva, camponesa, deficientes) e parceiros de cooperação que desenvolvem actividades social na área de Gênero, Criança e Acção Social.

O painel era composto por três oradoras sendo duas da Girl Move Academy e uma da direção provincial da Saúde, que abordaram temas sobre modelo ideal de gestão baseada em equidade e igualdade de gênero; emponderamento da mulher na Universidade e no mercado de trabalho e Modelo de gestão com forte estratégia de igualdade de gênero.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula recebe "flores que nunca murcham"

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula