Fábrica de processamento de castanha de cajú reabre em Angoche

 


Mety Gondola, Secretário de Estado na Província de Nampula, visitou no dia 1 de Abril, a fábrica de processamento de castanha de cajú, Cajú Ilha, no distrito de Angoche, reaberta no passado dia 1 de Março, depois de estar encerrada por um período de mais de um ano.

São apontadas como principais causas do encerramento desta unidade, o problema da diminuição da procura da amêndoa no mercado internacional, em parte, catalisadas pelos efeitos da pandemia da covid-19 e de acesso ao financiamento.

A reabertura desta unidade de processamento, que emprega 300 trabalhadores escalados em grupos de 150 por conta da COVID-19, foi graças aos esforços do patronato, apoiado pelo governo.

Na sua visita, Mety Gondola, constatou a visível alegria dos trabalhadores, que pediram que o Governo continuasse a intervir no sentido de manter a fábrica em funcionamento até, pelo menos ao final do ano.

Gondola prometeu continuar a trabalhar com os proprietários e demais investidores para assegurar o contínuo funcionamento desta e demais fábricas.

Num outro desenvolvimento, o Governante informou que de igual forma, o Governo está preocupado com as fábricas que por várias razões encerram as suas portas, assegurando que tudo se fará para a reabertura e que enquanto isso, trabalhar-se-á para encontrar opções de enquadramento aos demais trabalhadores.

Geninha Fernando, a jovem que apresentou a mensagem em nome dos jovens beneficiários manifestou alegria que lhes banha neste momento e comprometeram-se a fazer levar avante o projecto de produção de mascaras para combate a pandemia.

Fernando, assegurou que irão ensinar os outros jovens que não tiveram oportunidade de receber os kits a saberem fazer como maneira de os ocupar e a distanciarem-se dos actos macabros.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula visita fábrica de processamento de milho em Namialo

Fórum de negócios em Nampula aumenta a consciencialização sobre a importância da fortificação de alimentos na indústria

FRELIMO congratula aos membros e a população da Ilha de Moçambique pela vitória nas VI eleições autárquicas