DIÁRIO DO MANISFESTO DO PARTIDO FRELIMO 

- Dia 1-

Assunto: Consolidação da Unidade Nacional e da Paz

A história de Moçambique regista com letras indeléveis que a Unidade Nacional é a arma mais poderosa e transversal que a FRELIMO desenvolveu para a conquista da Independência Nacional, a edificação do Estado Moçambicano e a defesa da soberania e da integridade territorial do nosso País, ameaçadas pelos então regimes racistas da Rodésia do Sul e do Apartheid da África do Sul. Foi com a Unidade Nacional que a FRELIMO conseguiu pôr fim a 16 anos de uma guerra de desestabilização e relançou o desenvolvimento económico e social.

O Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, inspirando-se profundamente no princípio da Unidade Nacional, alcançou consensos no diálogo com a Renamo que renovam a esperança do Povo para a construção de um País de Paz, segurança, estabilidade política e desenvolvimento económico e social.
Para a preservação desta importante conquista dos moçambicanos, a FRELIMO vai:

1. Promover o diálogo, como mecanismo de prevenção e resolução de conflitos, em prol da convivência sã e harmoniosa entre os moçambicanos e da preservação da Unidade e Coesão Nacional.

2. Valorizar a diversidade etno-linguística, religiosa e racial que caracteriza mosaico sócio-cultural do Povo moçambicano, como uma riqueza que devemos defender e promover, para enfrentarmos, com sucesso, os desafios da construção de um País próspero, uno e indivisível. Impulsionar a democracia multipartidária que estamos a desenvolver no País, como valiosa contribuição para a consolidação da Unidade e Coesão Nacional.

3. Orientar a sua acção governativa para que os moçambicanos tenham as mesmas oportunidades de acesso à riqueza e aos serviços básicos e essenciais, tais como a água e saneamento, a saúde, a educação, a habitação, a electricidade, o transporte, a justiça e a informação.

4. Disponibilizar ao povo serviços de rádio, televisão, imprensa, telefonia móvel, tecnologias de informação e comunicação, transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos, lacustres e fluviais por ajudarem a encurtar as distâncias e reduzir o tempo de percurso, facilitando a comunicação,assim como a circulação de pessoas e bens de forma rápida e segura e por serem verdadeiros catalisadores da Unidade Nacional e da coesão entre os moçambicanos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula recebe "flores que nunca murcham"

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula