Cimeira Rússia-África: “Moçambique pode ser rico em diamantes”



A maior empresa do mundo de mineração, processamento e comercialização do diamante acredita que Moçambique é um país rico em diamantes. Esta foi uma afirmação do Presidente da Comissão Executiva da Alrosa, a empresa pública russa de diamantes, Sergey Ivanov depois de ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, à margem da cimeira Rússia-África. O executivo disse na ocasião que ainda este ano, a sua empresa vai enviar uma equipa de geólogos que deverão iniciar pesquisas daquele minério na fronteira com o Zimbabwe, país onde já opera a alguns anos.

No entanto, da conversa com o Presidente da República a empresa foi aconselhada a alargar o raio da sua pesquisa para além da fronteira “pensamos que vamos nos focar mais nas áreas que estão na fronteira com o Zimbabwe, mas o Presidente aconselhou-nos a ir além dessas áreas e a nossa equipa vai viajar para Moçambique ainda este ano, e os nossos geólogos vão discutir com o Ministério das Minas das possíveis áreas de cooperação. Temos a certeza de que Moçambique pode vir a ser rico em diamantes e estes diamantes podem ser vendidos e trazer benefícios para a população de Moçambique” disse convicto Ivanov.

Por outro lado, Moçambique quer o apoio russo para aderir ao processo de Kimberley que permite a comercialização do diamante no mercado internacional e esse apoio está praticamente garantido.
“Tenho certeza que mesmo que Alrosa não vá a Moçambique e mesmo se não achar nada, Moçambique pode vir a ser membro do Processo de Kimberley, porque outras companhias trabalham lá e é importante para negociar e vender os diamantes. E isso é uma questão de tempo. E a Federação Russa irá presidir, no próximo ano, o Processo de Kimberley e estaremos prontos para fazer o nosso melhor para que Moçambique venha a ser também membro do processo” acrescentou.
A Alrosa é respnsável por 27% do mercado de diamantes a nível mundial, conta com 40 mil trabalhadores e vale cerca de 7 mil milhões de dólares e é controlado pelo Estado Russo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche