Cimeira Rússia-África: Moçambique quer capitalizar áreas de mineração, hidrocarbonetos e energia



Moçambique quer capitalizar as áreas de mineração, hidrocarbonetos e energia, durante a primeira Cimeira Rússia-África para a qual se espera a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Assim, Moçambique quer aproveitar a Cimeira que inicia, esta quarta-feira, na cidade russa de Sochi para estreitar as relações com este país, neste domínios.

O Vice-ministro da Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, diz que a Cimeira servirá igualmente para passar em revista os acordos de cooperação entre Moçambique e Rússia, assinados, em Agosto passado, durante a visita do Chefe do Estado moçambicano a este país europeu.
O estágio da participação da Rússia na área de petróleo e gás em território moçambicano será igualmente objecto de debate.

Mais-valia espera-se que seja também a intervenção da Rússia em projectos de energia em Moçambique.

Na área de mineração, a Rússia explora, através da empresa TAZETA, as areais pesadas de Pebane, na Zambézia, mas o objectivo de Moçambique é colher deste país a experiência na exploração de diamantes e outras pedras preciosas.

Na cidade de Sochi, o Presidente da República, Filipe Nyusi, vai cumprir uma agenda marcada por encontros à margem da Cimeira Rússia-África

Em destaque, o encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, e ainda com alguns Chefes de Estado e de Governo africanos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche