Chissano defende acções globais para erradicar violência contra a criança


O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, defende a criação de um movimento global para acabar com a violência contra a criança.

A sugestão foi avançada hoje, no final de um encontro que manteve com Najat Maala, representante especial do Secretário-geral da ONU sobre a violência, onde a situação da criança foi o assunto em análise.

"Seria bom se de tudo isto nascesse um grande movimento para que todo o mundo estivesse unido para encontrar os melhores meios de lutar contra a violência contra as crianças" sugeriu o antigo estadista.

Durante cerca de meia Joaquim Chissano e Najat Maala, reuniram-se num encontro à porta fechada, presenciado por activistas sociais como Graça Machel e membros da equipa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique.

Para Chissano, que já integrou a equipa do Fórum para a Política da Criança Africana, é preciso que todas as pessoas se juntem e ajam de forma proactiva para erradicar a violência contra menores, em particular.
"(a violência contra a criança) é um tema que pode ser discutido em várias facetas, e é isso que é necessário fazer para que toda a gente possa agir" frisou.

Dados referentes a 2018, registados pela Polícia da República de Moçambique (PRM) indicam que foram registados, de Janeiro a Setembro, mais de 7.600 casos de violência contra a criança, incluindo violência doméstica e sexual e casamentos prematuros.

Apesar destes números, Chissano considera que Moçambique tem todas as ferramentas para acabar com o problema em causa, e os resultados, são uma questão de tempo e mudança de mentalidades.

"É uma questão de tempo. Estamos a tentar formar as novas mentes contra a questão da violência. Introduzimos formas democráticas de solução de problemas, e que são formas que devem entrar em toda a sociedade mas que ainda não atingimos a maturidade necessária para saber como viver com as crianças" disse o antigo estadista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche