PR confere posse a membros da CNDH


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse hoje a três membros da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), nomeadamente, Cidália Chaúque, Alfredo Caetano Dias e Augusto Mateus, todos propostos pela Assembleia da República para este órgão de defesa dos direitos humanos.
Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado instou aos empossados a dedicar todas as suas enregias para o cumprimento do mandato a que foram confiados. Recordou que assumem os cargos num momento dificil para a humanidade.
O Presidente Nyusi anotou que os desafios impostos pela pandemia obrigaram ao Governo para a declaração do Estado de Emergência, com decisões que têm um impacto directo nos direitos dos cidadãos, e que com a sua ajuda, pode se evitar os excessos que possam vir a existir.
O Presidente da República afirmou que os problemas de segurança que limitam a movimentação dos cidadãos, na zona centro e na zona norte país, onde há mortes de inocenbtes e destruição de bens por parte de grupos armados.
O Chefe do Estado disse que nesses ataques foram violados os direitos humanos, pois os actos terroristas atentam contra a soberania e põem os direitos mais básicos dos cidadãos em risco, como o direito à vida, à consciência e o direito a liberdade de culto.
"Temos tomado decisões robustas para manter a ordem e tranquilidade pública, e algumas dessas medidas podem propiciar a vioalção dos direitos humanos", disse o estadista, ressalvando que o Governo tem na Comunicação Social e no jornalismo, parceiros importantes na construção do Estado de Direito Democrático, e no respeito e garantia das liberdades fundamentais do homem.
"Como governo continuaremos a fazer de tudo para assegurar que liberdade de expressão e de informação continuem a ser os alicerces da nossa democracia", disse o Chefe do Estado. (PR)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche