Reduzem mortes por desnutrição em Nampula


A província de Nampula registou nos primeiros três meses deste anoum total de 4.807 casos de desnutrição aguda, em crianças dos zero aos cinco anos de idade, das quais 21 resultaram em mortes.
Contudo, a cifra de mortes baixou em comparação com igual período do ano passado, em que morreram 23 crianças daquela faixa etária, num universo de 2.896 casos de desnutrição crónica diagnosticados.
O chefe do Programa de Desnutrição, na direcção provincial de Saúde em Nampula, Malverne Sualé, explicou que a subida dos casos de desnutrição crónica notificados no primeiro trimestre deste ano, se deve, sobretudo, ao aumento da capacidade de rastreio.
Referiu-se tambémao reforço de seguimento de casos, bem como o trabalho de supervisão que tem sido feito ao nível dos distritos, como sendo factores importantes que permitem a notificação de mais casos de desnutrição.
Na província de Nampula, o comportamento das comunidades em relação a alimentaçãoé apontado como estando a contribuir para os elevados índices de desnutrição crónica. Aliás, um estudo feito pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em parceria com o governo e divulgado no passado, na cidade de Nampula, concluiu que ao nível das comunidades os alimentos ainda não são vistos do ponto de vista de saúde, mas sim, como fonte de renda e sobrevivência.
Nampula tinha, até o ano passado, um índice de desnutrição cónica de 55 por cento, o mais alto do país, apesar de a província ser rica em alimentos nutritivos e uma das maiores produtoras de Moçambique.
A aposta das autoridades governamentais em Nampula é de reduzir até o final deste ano de 55 para 35 por cento os níveis de desnutrição crónica.
Mouzinho de Albuquerque

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frelimo em Nampula oficializa Gabinete Provincial de Preparação das eleições gerais de Outubro de 2024

Esposa do Secretário de Estado na província de Nampula

FRELIMO afina a sua máquina de trabalho no distrito de Angoche