Nampula acolhe formação em Migração Mista e Irregular em Moçambique

 

Arrancou na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, na cidade de Nampula, a formação sobre migração mista e irregular em Moçambique com duração de dois dias.

O discurso de abertura foi proferido pelo Seccretário de Estado na província de Nampula, Mety Gondola. O evento contou com participantes provenientes de sectores provinciais e parceiros cujas atribuições estão relacionadas à matéria. Igualmente, fizeram parte da capacitação os Chefes dos Gabinetes de Atendimento à Família e Menores Vítimas de violência provenientes de distritos que acolhem maior número de deslocados internos oriundos da província de Cabo Delgado.

O Governante disse que a Província de Nampula é bastante extensa e significativa, que nos últimos tempos tem conhecido grande movimento migratório a partir de Cabo Delgado e a preocupação está centrada sobre riscos de prostituição infantil, casamentos prematuros, violência baseada no género, trabalho infantil entre outros.

“Com esta formação estaremos em melhores condições para poder dar o nosso contributo na matéria de migração mista e irregular e seu enquadramento no contexto dos desafios da Província”, atirou Gondola.

Durante sua intervenção, o dirigente fez referência que a província acolhe cerca de 64 mil deslocados de Cabo Delgado, dos quais 54% são crianças de ambos sexos, 25% mulheres adultas e restantes 21% homens adultos.

Esta capacitação decorre em parceria com a Organização Internacional para as Migração (OIM) e integra facilitadores do Gabinete Central de Atendimento à Família Menor Vítima de Violência, INAR e SERNIC.

O dirigente espera que após a capacitação, os participantes sejam capazes de implementar o aprendizado e, assegurar desta forma os direitos e a protecção de grupos vulneráveis.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governador de Nampula visita fábrica de processamento de milho em Namialo

Fórum de negócios em Nampula aumenta a consciencialização sobre a importância da fortificação de alimentos na indústria

Governo central desafia funcionários do município da Vila de Mossuril a trabalhar com e para o municipe local